Moscas

As moscas pertencem à classe dos Insetos. As características desse grupo são: divisão do corpo em cabeça, tórax e abdome e presença de 3 pares de patas. Na maioria dos casos apresentam asas.

Conhece-se aproximadamente 120.000 espécies de dípteros e estima-se que existam mais 1 milhão de espécies viventes.

Alimentação das Moscas

Moscas são insetos ativos, principalmente durante o dia, e repousam a noite.

Quanto à alimentação, geralmente ingerem fezes, escarros, pus, produtos animais e vegetais em decomposição, açúcar, frutas entre outros. O alimento deve estar na forma líquida ou pastosa para que a mosca possa comê-lo. Para isso ela lança uma substância (saliva) sobre o alimento para dissolvê-lo e assim poder ingeri-lo.

Icon

Inspenção

Nossa equipe coordena habilmente as ordens para evitar atrasos
Icon

Eliminação

Literalmente, não há chance para as pragas sobreviverem em seu ambiente
Icon

Proteção

Ajuda e dicas para prevenção de novas infestações
Icon

Manutenção

Fornecemos instruções sobre medidas de segurança que você deve seguir

Ciclo Biológico das Moscas

As moscas sofrem metamorfose durante seu ciclo de vida. Isso significa que ocorre mudança na forma e na estrutura do corpo, como por exemplo, crescimento e diferenciação dos estados juvenis até a formação do adulto.

São insetos de desenvolvimento holometábolo: possuem metamorfose completa. Sendo assim, durante o desenvolvimento passam pelas fases de ovo, larva, pupa e adulto.

As larvas são completamente diferentes do adulto, tanto do ponto de vista biológico, como do morfológico, que se refere à forma do corpo.

A camada externa de pele das larvas se endurece devido à quitinização (deposição de quitina, um polissacarídeo insolúvel) e forma uma casca (casulo), o qual recebe o nome de “pupa”. Dentro desta começa a haver transformação para mosca adulta.

Esse estágio é intermediário entre a larva e o adulto e nele não há alimentação nem movimentação.

Espécies Consideradas Pragas

As espécies mais importantes consideradas “pragas” são: Musca domestica, Cochliomyia hominivorax e Dermatobia hominis.

A Musca domestica é considerada uma praga urbana e é a mais importante, tendo em vista que pode transmitir organismos patogênicos (vírus, bactérias, protozoários, helmintos) que podem causar doenças no homem e em animais domésticos.

Problemas na Sociedade

A Musca domestica é uma espécie cosmopolita. Sua dispersão e distribuição pelo mundo foram favorecidas por ela ter a capacidade de se adaptar às transformações do ambiente natural e proliferar tanto no meio urbano quanto no meio rural. Nas cidades, infesta residências e locais de trabalho, causando incômodos e danos para a população.

Problemas para a Saúde

As moscas domésticas são insetos que tem importância como vetores mecânicos, isto é, podem veicular agentes patogênicos em suas patas, cedas do corpo e também através de sua saliva, pois suas peças bucais só permitem sugarem alimentos líquidos ou semi-líquidos.

 

to top