Percevejos

A ordem Hemiptera é constituída por cerca de 82.000 espécies com metamorfose incompleta, o que corresponde de 8% a 10% do total de insetos identificados. Dentre os insetos da ordem Hemiptera mais conhecidos estão os percevejos, barbeiros, maria-fedidas e barata-d’água .

As principais características morfológicas são as peças bucais alongadas, formando um bico ou tromba denominada rostro, que é delgado e usualmente segmentado, formando um aparato para perfurar o hospedeiro, animal ou planta, e sugar líquidos necessários para a alimentação. Os olhos são compostos e proeminentes. Não possuem palpos (apêndices articulados da boca) maxilares e labiais. A maioria é considerada alada, embora existam algumas espécies braquípteras (asas curtas). As asas anteriores são do tipo hemiélitro, quando em repouso as membranas se sobrepõem.

De uma maneira geral, os insetos da ordem Hemiptera possuem metamorfose simples ou incompleta. As asas desenvolvem-se externamente como botões ou tecas alares, que aumentam de tamanho a cada muda e tornam-se funcionais após a última muda.

percevejos

Habitat dos Percevejos

Ocorrem em quase todos os tipos de hábitats, inclusive na superfície de águas oceânicas a uma grande distância da costa. A maioria dos hemípteros são fitófagos, mas muitas das suas espécies são predadoras de outros insetos. Outros se alimentam de sangue de vertebrados e são de grande importância médica. Muitas espécies vivem no solo, sobre plantas, nos pântanos, nas habitações e até como ectoparasitos de morcegos.

Icon

Inspenção

Avaliação após o serviço garantindo que o problema foi solucionado
Icon

Eliminação

Garantia que todos os clientes fiquem 100% satisfeitos com nosso serviço
Icon

Proteção

Ajuda e dicas para prevenção de novas infestações no futuro
Icon

Manutenção

Fornecemos instruções sobre medidas de segurança que você deve seguir

Os Triatoma infestans, popularmente conhecidos como barbeiros, podem viver em nos ambiente: silvestre, peridomicilar e domiciliar, sendo o ambiente peridomiciliar galinheiros, paióis, currais, pombais, amontoados de lenhas ou pilhas de tijolos. Os ambientes silvestres podem ser habitações de mamíferos como macacos, tapetis, tatus, gambás, ratos, morcegos, gatos e cachorros do mato, ou até o alto das palmeiras e troncos ocos. No ambiente domiciliar, os insetos são atraídos pelas luzes das lâmpadas ou lampiões acesos e adentram as casas através de frestas das casas.

Atualmente são reconhecidas as subordens Heteroptera, Auchenorryncha e Sternorryncha. As duas últimas constituem a antiga ordem Homoptera. Numerosos estudos sobre a filogenia dos “homóptera” baseados em caracteres morfológicos e empregando metodologia cladística(análise das relações evolutivas entre grupos de seres vivos, de modo a obter a sua “genealogia”) indicaram que o táxon(unidade de um sistema de classificação dos seres vivos) não é um grupo natural ou monofilético (grupo que inclui todas as espécies derivadas de uma única espécie ancestral). Além disso, estudos recentes empregando métodos moleculares suportam as inferências obtidas com dados morfológicos de que Sternorryncha seria o grupo-irmão de todos os outros Hemiptera.

to top