Os cupins são insetos pertencentes à ordem Isoptera, que vivem organizados em uma sociedade onde cada animal tem uma função definida. São encontrados no interior do solo ou da madeira e se alimentam principalmente de celulose. Fazem parte da sociedade dos cupins: os operários, os soldados, os reis e as rainhas.

Os operários são formados por machos e fêmeas estéreis, que constituem a maior parte dos indivíduos da sociedade. Esses cupins têm funções como cavar túneis, coletar alimentos, cuidar das ninfas, etc.

Os soldados são machos e fêmeas estéreis dotados de cabeça grande, mandíbula e patas muito fortes. São animais muito agressivos que ficam responsáveis pela defesa do cupinzeiro.

Os reis e as rainhas são organismos férteis que emergem do cupinzeiro nos meses mais quentes do ano. Eles apresentam asas e são conhecidos por muitas pessoas como “aleluias” ou “siriris”. Após saírem do cupinzeiro, esses animais fazem uma revoada, principalmente em locais onde há lâmpadas acesas, e depois caem no solo e perdem suas asas. Machos e fêmeas se unem, formando casais, e saem à procura de locais apropriados para a construção do ninho, onde eles serão o rei e a rainha e darão origem a todos os indivíduos da sociedade. O cupim rei não morre após a fecundação e por isso ele consegue fecundar a rainha periodicamente. A rainha, por sua vez, consegue viver até 50 anos, colocando até três milhões de ovos por ano. Durante a gestação, o abdome da rainha fica repleto de ovos e aumenta muito de tamanho.

Icon

Inspenção

Nossa equipe coordena habilmente as ordens para evitar atrasos
Icon

Eliminação

Literalmente, não há chance para as pragas sobreviverem em seu ambiente
Icon

Proteção

Literalmente, não há chance para aspragas sobreviverem em sua residência
Icon

Manutenção

Fornecemos instruções sobre medidas de segurança que você deve seguir

O cupim é um animal que não desperdiça os alimentos e por isso tem o hábito de ingerir o bolo fecal dos companheiros para aproveitar os restos que ainda não foram digeridos. Aquele pozinho que vemos em móveis antigos que foram atacados por cupins são, na verdade, minúsculas bolinhas de fezes dos cupins.

to top